quarta-feira, 22 de abril de 2015

Parto: Relatos de mães.


Cesárea ou normal? Essa é a pergunta que as grávidas e mulheres que acabam de dar a luz mais ouvem, além de se perguntarem isso constantemente. Veja agora 3 relatos de parto pra entender um pouco mais sobre eles na visão das mãezinhas, sem termos técnicos e floreios, somente a verdade.
O fato é que o assunto "parto" tornou-se uma polêmica nos dias atuais. Finalmente, o parto normal tem sido incentivado cada vez mais nos hospitais e as cesáreas desnecessárias estão acabando. Algumas mulheres ainda acreditam que têm o direito de escolher como seu filho vem ao mundo, se de cesárea ou normal. O problema é que não se pensa que uma cesárea desnecessária pode não só trazer riscos a mãe, como ao bebê. Mas também, não podemos julgar as escolhas de cada uma.
Eu, optei pelo parto normal, a principio, queria humanizado, na minha casa, na piscina, daquele jeito lindo que a gente vê na televisão, só que nem sempre é possível, no meu caso, faltou dinheiro pra investir nesse tipo de parto, que é muito caro no Brasil, o valor fica entre R$ 3,000 e 10,000. Sendo assim, escolhi ter no hospital mesmo, mas da forma mais natural possível. Precisamos considerar também as limitações do nosso corpo, todas nós somos capazes de parir de forma "natural", mas não é vergonha nenhuma ter usado anestesia e ocitocina no seu parto, ou até mesmo a episiotomia.
Quando estava grávida, procurava relatos reais e atuais e foi muito difícil encontrar, agora espero que com esses relatos possamos ajudar você a se preparar pro seu parto, seja ele cesárea ou normal.

Relato 1: Chelita Souza
Me chamo Chelita ( Lita como a maioria me conhece ) , tenho 22 anos.
Desde o dia em que descobri que estava grávida queria muito parto normal , na verdade nunca tinha feito nenhuma cirurgia na minha vida , tinha medo da anestesia , do processo de cicat
rização etc.
Foram passando as semanas, chegando a hora e a preocupação só aumentava , não tenho plano de saúde e pra completar fiz meu pré-natal inteiro com um Clínico Geral , até que ele era esforçado , mas não estava na área dele , e com certeza faltaram muitas informações.
Com 41 semanas sem dor nenhuma , sem a bolsa romper fui na maternidade do hospital São José , a médica me examinou e disse que eu não tinha nadinha de dilatação e me assustou mais ainda sobre a cesárea , por eu estar acima do peso disse que a cicatrização seria bem complicada pelo excesso de pele , me mandou voltar pra casa e disse pra eu voltar na semana seguinte.
Enfim chegaram as 42 semanas , data limite que os médicos dão caso esteja tudo bem com o bebê e a mamãe, retornei ao São José dia 02/02/2015 fui atendida as 18:30h nas mesmas condições, sem sintoma algum, sem dores, a médica examinou e nada de dilatação , porém dessa vez ela disse que iria me internar para fazer a indução e que eu só sairia dali com a minha filha, e que provavelmente passaria a noite inteira no soro sentindo as dores, nessa hora pensei se seria mesmo legal minha vontade de ter um parto normal, porém induzido e com bastante sofrimento e dor.
A médica me orientou que eu me alimentasse e voltasse para internar e fazer um exame para monitorar o coração do bebê , mal terminei meu lanche e as 19:00h as enfermeiras já foram me buscar para internar , minha família já estava ciente que eu só ganharia no outro dia e voltaram pra casa, só ficou meu marido que queria assistir o parto.
Me levaram para a sala do pré parto e depois de alguns instantes veio uma enfermeira colocou o acesso no meu braço e perguntou pra mim "O que você tem? Está com dor ? " Eu expliquei tudo pra ela que estava de 42 semanas porém não sentia nada etc e estava com medo de passar da hora e que a médica disse que iria me colocar no soro pra induzir , ela ficou meio aérea e disse que estava trocando o plantão e que era melhor esperar a outra médica chegar pra confirmar se era isso mesmo. A outra médica chegou e foi lá falar comigo fez as mesmas perguntas , respondi todas novamente e ela me examinou e tudo na mesma ,nada de dilatação , então ela disse que iria esperar o outro médico que iria fazer o plantão da noite junto com ela chegar pra estudar a possibilidade de uma cesárea , que não era pra enfermeira ligar o soro. Nessa altura tinha uma outra mãezinha junto comigo tendo as contrações de parto normal , e ela gritava de dor, nessa hora eu pensei seriamente se eu queria mesmo um parto normal rs , fiquei lá vendo ela com dor e esperando o tal médico chegar , no pré-parto me senti abandonada, sem celular, sem poder falar pra minha família que eu poderia ganhar ainda naquela noite caso fosse cesárea .... Enfim o médico chegou e foi lá me ver , ficou decidido cesárea , nessa hora passou muita coisa na minha mente, será que meu marido sabe ? Será que ele vai assistir ao parto? Porque ele queria muito assistir.
As enfermeiras vieram colocaram a sonda em mim e me levaram pra sala de cirurgia , lá o anestesista me explicou como era a anestesia e aplicou. Minhas pernas adormeceram, logo não sentia mais nada da cintura pra baixo e começaram os procedimentos , no meio do parto eu não conseguia respirar , acompanhava meus batimentos pelo monitor acima da minha cabeça e já estavam em 252 , avisei o anestesista e ele colocou o oxigênio em mim , aos poucos foi voltando ao normal e caiu pra 90 , mas na hora a sensação foi péssima , parecia que eu ia morrer. Passaram mais alguns minutos e minha bebê nasceu as 23:12h , o médico me mostrou ela bem rápido , talvez por a médica ter me orientado a comer antes pra fazer o exame e eu estar de estômago cheio juntamente com a anestesia , no finalzinho passei mal e vomitei tudinho.
Bom meninas é isso, não foi normal como seu queria mas não foi nenhum bicho de sete cabeças , descobri quando sai da sala de cirurgia que meu marido assistiu ao parto porém não o vi. Aaaah e minha cicatrização que a outra médica disse que seria complicada por eu ser gordinha ? Ficou ótima! Sem nenhum problema.
Relato 2: Luiza Pereira Jung
Vamos lá... Rs. Tudo começou dia 9 e 10/10/2013 que comecei a perder um pouco de líquido, já estava com 38 semanas e 5 dias, tinha cólicas como se fossem menstruais, eram fracas mas incomodava... Dia 10 minha irmã veio na minha casa me acompanhar, falou pra eu fazer 20 agachamentos a cada 5 minutos porque iria ajudar o bebê a descer ou seja, ajudar a dilatar. Comecei a fazer os agachamentos e as cólicas logo apareceram... A noite comecei a sentir muita dor nas costas e lá embaixo na vagina, cheguei a pensar em ir ao hospital mas minha mãe disse pra esperar até no dia seguinte e foi o que eu fiz. Porém dia 11 acordei sem dor alguma, nada mesmo, nem cólicas!! Comecei logo os agachamentos de novo e saí pra passear a tarde com o marido, e aí começou a mesma dor da noite passada, tivemos que voltar pra casa pois eu mal conseguia caminhar... No passar das horas a dor diminuiu e ficou só cólicas fracas. Fui dormir tranquila achando que ainda não estava na hora, então dia 12/10 de madrugada acordei com uma fisgada muito forte lá embaixo e quase fazendo xixi nas calças, era 3:30 da manhã, levantei pra ir fazer xixi mas quando fiquei em pé senti um liquido escorrendo sem parar pelas minhas pernas, meu marido acendeu a luz e quando eu vi era igual água não tinha cheiro de xixi, então vi que era a bolsa que rompeu de vez... Mas estava sem dor, nem cólicas, então aproveitei e fui tomar banho, deixei a água morna um bom tempo nas costas e na barriga, conversei com o meu bebê, fiquei uns 15 a 20 minutos no banho, saí com dor nas costas como se fosse uma cólica lombar... Arrumei minha mala e aí já começou as contrações leves, estava pronta pra ir ao hospital era 4:00 e aí a cada contração que dava vinha mais forte e em curto espaço de tempo, cheguei no hospital 4:10 com contrações uma atrás da outra, não dava 1 minuto de intervalo! Me examinaram e já estava com 8 dedos de dilatação e me internaram 4:25, fui pro pré parto, o médico que estava lá era um anjo (meu parto foi pelo SUS), ficou comigo o tempo todo praticamente, comecei a querer fazer força, e 5:00 já estava com dilatação total então fui pra sala de parto, quiseram me colocar na ocitocina pois eu não estava conseguindo fazer muita força e o médico estava com medo do meu filho entrar em sofrimento, mas não deu tempo de colocarem porque fiz três forças seguidas só parava um segundo pra respirar e aí meu filho nasceu, às 5:24 do dia 12/10/2013. Nasceu com 3,870 kg e 50 cm com 39 semanas exatas... Levei pontos mas foi necessário já que ele nasceu grande. Minha recuperação foi excelente, as 10:30 da manhã do mesmo dia já estava tomando banho sozinha mas tinha uma enfermeira supervisionando. Em 10 dias todos os pontos caíram, não me incomodaram em nada! Foi tudo lindo, Deus realmente esteve comigo. Amei cada detalhe! Quero de novo com certeza rsrs 
Hoje, Miguel Henrique tem 1 ano e 6 meses, meu príncipe!
Relato 3:Thayane Dias
Sexta feira dia 22 de agosto de 2014 , ultima consulta ao pre-natal . Minha medica havia me dado a data prevista para dia 23 rs ... Eu estava tao nervosa que minha pressão subiu acho que era nervosismo de estar chegando a hora de ver minha bebezinha . Naquele dia eu tinha ido sozinha a consulta e minha g.o disse que se minha pressão não abaixasse ela iria chamar a ambulância e graças a Deus ela abaixou. Sábado dia 23 fui internada 00:00 com 39 semanas de gestação e a pressão nas alturas. A médica disse que seria induzido o meu parto ...Fiquei ali a madrugada inteira com um turbilhão de pensamentos. As 09:00 de domingo veio o primeiro remédio fiquei ate às 15:00 sem sentiram nada ai veio o segundo remédio. Começam as dores nossa como doía , não conseguia dormir, não conseguia andar , nem gritar eu conseguia. Depois de horas veio um medico e disse que eu não havia dilatado . Iria conversar com alguem que pudesse me levar para a cesária. Nossa que alívio eu senti estava morrendo de medo de fazer normal rs . Mas ai apareceu outro médico e com o dedo me dilatou para 4 . Disse que dali pra frente ia ser rápido. Bom as dores aumentaram e minha bolsa rompeu sozinha as 02:02 da manha minha baby nasceu com 56 cm e 3,620 kg bom foi muito doloroso , mas foi incrível faria tudo de novo ah e a dor do parto normal depois que o baby sai passa na hora !

Nenhum comentário: